Colaborative map. Click and add a Capicoba location
Erechtites valerianifolius

Also known as: Capiçoba, Capiçoba Vermelha.

Conhecida como Capiçoba, essa planta anual, de 50 a 120 cm de altura, é ramificada, tem cheiro característico, um caule semissuculento, com pelos finos espalhados em várias direções, e com pigmento roxo. Possível encontra-la da costa brasileira da bahia até o Rio grande do sul.

As folhas inferiores tem um recorte mais acentuado, e as demais folhas assemelham se a penas, vão de 12 a 28cm de comprimento.

As flores vem como um cacho que inicia com muitas flores e vai diminuindo no topo, muitas hastes ("cabinhos") onde cada um termina com uma flor pequena e branca.

Propagação:

Na cidade é possível encontra-la, e em áreas agrícolas comum, inclusive considerada uma "terrível" planta daninha, imagina só, só por querer viver ela é terrível, mas quem passa veneno e faz tudo morrer é o "bom, inteligente e evoluído", vai entender né plantinhas?

Fique atento quando ver a planta, observe se suas sementes estão maduras, se sim, colete-as para plantar! Após plantio em 60 dias da para colher.

Folhas, flores, grãos podem ser consumidas, para utilizá-la deve ocorrer um processo de cozimento. O Indicado é o cozimento com água e sal, depois escorrer, e a planta estará pronta para ser utilizada na receita que desejar.

Conforme o livro PANC  (Plantas Alimentícias Não Convencionais ) de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, na página 184, a planta têm a cada  100gr:

- 6.930 microgramas (UI) de vitamina A.

- 23% de proteína

-480mg de Fósforo

- 47,7 g Ferro (o maior teor de ferro entre as PANC analisadas).



Referências:

PANCS, Plantas Alimentícias Não Convencionais -Valdely Kinupp e Harri Lorenzi - pág 184