Colaborative map. Click and add a Beldroega location
Portulaca oleracea

Also known as: Beldroega, Caaponga, Verdolaga, Porcelana.

A Beldroega é uma planta deliciosa, suculenta, anual, sem pelos, hastes ("galhos/caules") rentes ao chão, geralmente arroxeadas, todos ramos saem de um centro, tem de 20 a 40 cm de comprimento. As folhas são bem próximas as hastes, lembram uma espátula, são grossas e suculentas, de 1 a 3 cm de comprimento. As flores são amarelas bem pequenas, o fruto vem numa cápsula, com muitas sementes pequenas negras.

Propagação:

Como um presente da mãe natureza ela cresce espontaneamente, na brecha que abre na calçada, sem receber água, sol e cuidados devidos ela mesmo assim vem linda e forte, fornecendo alimento. 

Claro que as que se encontram em lugares muito poluídos não podem ser consumidas, mas colete toda a estrutura da planta e replante no seu jardim, com intuito de coletar sementes, depois é só alegria plantando as suculentas. 



Todos seus ramos comestíveis, crus ou cozidos. Das sementes ainda podemos utilizar como chia, gergelim, ou germina-las para obter brotos de beldroega.
Conforme o livro PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais) de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, na página 620, a planta tem as seguintes informações nutricionais:

“Contém ômega-3 (hepta-linoleico), excelente fonte de vitamina B e C, nicotinamida.
Rica em ácido a-linoleico, a-tocoferol, ácido ascórbico e glutationa.
Alto potencial antioxidante nas folhas frescas e altos teores de Mg e Zn."