Colaborative map. Click and add a Mentruz location
Lepidium virginicum

Also known as: Mentruz, Mastruz, Mentruço

Planta anual ou bianual, de 20 a 40cm, com muitas ramificações na parte superior da planta, pouquíssimos pelos, com aroma e sabor típico. As folhas no início se organizam de forma semelhante a uma espiral, uma rosa, depois  são finas e lembrando um fomato de lança, rente as hastes (caule), com 3 a 7 centímetros de comprimento. As flores pequenas de cor branca vem em ramos curtos e densos.

Propagação:

É possível encontrá-la em locais urbanos, hortas e pomares. Plantio  apenas por sementes. Devido o cheiro forte, é uma planta interessante de ter na horta ecológica, pois seu cheiro repele insetos, ajudando a criar um equilíbrio natural.
 

Suas folhas e ramos novos, de aroma forte e sabor picante, podem ser consumidas de várias formas. Caso queira mais picante consuma ela crua, mais amena ela deve parra por um processo de cozimento.
Conforme Livro: "Gênero de potencial fonte de glicosinolatos, compostos com ação antimicrobiana e preventiva contra doença degenerativas. Foi detectado a presença de glicosinolatos, especialmente  benzilglicosinolato ( glicotropaeolin) com funções nutracêuticas e anticarcinogênicas."
252