Colaborative map. Click and add a Pepininho location
Melothria pendula

Also known as: Pepininho, pepinículo

Conhecido como Pepininho, pepinículo ou pepino-silvestre é uma planta é trepadeira, com uma folha de desenho lindo, delicado, tem ramos finos, textura áspera e com pelo.
A folha tem consistência fina, mais quebradiça, um formato arredondado, com curvas e apresentam pequenos dentes inclinados, como uma serra. Coloração mais escura na parte superior, sendo áspera em ambas face, tendo de 4 a 7 cm de diâmetro. 
As flores são solitárias, amarelas, pequeníssimas, unidas por um fio longo, após elas vem os frutos, que são cilíndricos, lisos, quando jovens tem a cor verde forte e com pontos em tom verde claro,  quando maduro tem a cor preta e é brilhoso, lembra uma azeitona preta, o tamanho vai de 1,5 a 2,5 cm de comprimento, a polpa é suculenta e verde.

Propagação:  

A planta cresce onde puder, pomares, lavouras, jardins, áreas abertas. Além de não exigir esforços para plantio, ainda traz inúmeros benefícios. 
Caso queira plantar, é necessário sementes da planta ou coletar pedaços dos ramos da planta, deixar na água para enraizar e após isso plantar onde desejar. 
Os frutos imaturos, com as cores verde forte e pintas de verde claro, parecidos com pepino, podem ser consumidos cru, em conserva ou cozidos.
Conforme o livro PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) de Valdely Kinnup e Harri Lorenzi, a composição centesimal (todos em %) dos frutos secos é:

Umidade 91,53
Lipídios 0,86
Proteína 1,24
Cinzas 0,45
amido 2,93
fibra alimentar 2,99
Energia 24,40 Kcal

Composição mineral em base seca (%)

Cálcio o,23
Magnésio 0,33
Fósforo 0,67
Potássio 3,4
Sódio 2,4
Enxofre 0,23. 

356