Colaborative map. Click and add a Cansacao location
Urera aurantiaca

Also known as: Cansação, urtiga-trepadeira, urtigão.

Do tamanho de um subarbusto ou árvore perene, com ramos tortos,  de 1,5 a 5 metros de altura, a planta tende a utilizar algo como apoio, seja um suporte ou outra planta, o caule tem o interior oco, a aparência rugada, tem espinhos na base mas na ponta não tem, trazem sensação de queimor ao tocá-la, perdem as folhas em determinada época do ano, Folhas com a coloração superior mais forte que a inferior, de 8 a 16 cm de comprimento. Flores entre algums folhas, de cor esbranquiçada. Frutos em forma de globo, achatado, coloração laranja e bem pequenos. 

Propagação:

Cresce em áreas urbanas, normalmente em meia sombra. A forma de plantio se dá por sementes ou por estacas que enraízam facilmente, podendo ser colocadas diretamente no local desejado. 


O uso das folhas varia conforme sua criatividade, devido a urticância é ideal passar por um processo de branqueamento no mínimo (passar água fervendo sobre a folha e depois das um choque térmico em água fria).
Os frutinhos também são comestíveis.
Dica: A urticância das folhas desaparece após manter elas secando na sombra por 12 horas, ou em tempo curto no sol ou estufa. 

Conforme o livro PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, na página 704, as folhas (base seca) contém as seguintes informações nutricionais:
20,7% de proteína
Minerais mg/100gr:
Ca 5.300, 
790 de magnésio, 
37,4 a 43,6 de Ferro
 450 de enxofre.