Colaborative map. Click and add a Guasca location
Galinsoga parviflora

Also known as: Guasca, Fazendeiro.

Planta delicadamente linda, popularmente chamada de Guasca, Fazendeiro, ou até confundida como Picão Branco devido semelhanças.

Uma planta anual, de 20-40 cm de altura, ramificada, o caule tem sulcos (estrias/rugas). As folhas se opõe uma as outras, a cor de um lado da folha sutilmente se diferencia do outro, com pouquíssimos pelos ou sem nenhum, folhas de 2-6 cm de comprimento. Suas flores se reúnem quase sempre em quatro, carrega nas suas flores a cor amarela e branco, as pétalas são bem separadas uma das outras, e menores do que as pétalas do picão branco. 


Propagação:

Com certeza tu já deve ter visto ela em áreas urbanas, plantios, pomares, ou plantações. Caso queira plantar, colete as sementes.

DICA DE (RE)PLANTIO:

LUZ: Sempre observe onde a planta nasce naturalmente!!
Caso a planta nasça  em campos abertos, é um sinal que gosta de sol pleno.
Em matas fechadas conclui-se que a planta gosta de sombra
Nascendo na beira de matas ela gosta de meia sombra e/ou tolera sombra. 
Observe os locais onde nascem espontaneamente a guasca, colete as mudas e sementes e (re)plante em locais semelhantes. 

SOLO e ÁGUA: Quando nasce em locais arenosos, onde a água escoa rapidamente, é sinal de que a planta não gosta de tanta água. Em solos argilosos que retém água por mais tempo é sinal de que a planta gosta de mais umidade.

RAÍZES: Raiz alastrante e curta, isso é um sinal que a planta mantém a umidade na superfície. Em caso de plantas com raízes é pivotantes (descem em direção única) a função delas é descompactar solos, e resgatar nutrientes de diferentes zonas. As plantas são sempre reflexos do meio, observe qual planta nasce, e como sua raiz se organiza, assim se aprende mais sobre o solo.

Essa planta linda é ainda subutilizada na sociedade, em alguns países é cultural e popular o seu consumo, principalmente como tempero.

Para consumi-la, dê preferência aos ramos mais jovens, podendo consumir em saladas cruas, sucos, ou após cozimento. 

Após colheita ou aquisição, deixe a planta na água, em jarros, para conserva-la.


Conforme o livro PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi - pág 186 - A planta é pouco calórica, apenas 41 kcal, e com diversos nutrientes. 

A composição nutricional é de:

Base úmida (g/100g)

Umidade (89)
Proteína 4
Lipídios 0,5
Carboidratos 5,29
Cinzas 1,74
Fibra 1,24


Base Seca (mg/100g)

Cálcio - 162
Fósforo -38
Ferro - 270
Magnésio - 681
Mangânes- 44
Sódio- 36
Cobre - 3
Zinco - 14