Colaborative map. Click and add a Cariru location
Talinum triangulare

Also known as: Cariru, Beldroega-Graúda

Chamada de cariru, beldroega graúda ou lustrosa-grande, com esses nomes populares observamos três característica, são elas: Folha graúda, Lustrosa e Grande.

Essa planta vive por anos no jardim, carnosa, ramificada, sem pelos, de 40-60 cm de altura, nativa em quase todo o território brasileiro. Folhas largas e espichadas, as margens são inteiras (sem cortes ou desenhos), com a nervura principal impressa na face superior e de coloração bem mais clara na inferior, de 5 a 9 cm de comprimento. As flores vem em conjuntos, tem a cor rosa e são grandes. O fruto vem numa capsula em forma de globo, com sementes pequenas e negras. 

Propagação:

A planta é espontânea na cidade e no campo, principalmente em meia-sombra, sendo resistente a mudanças climáticas e doenças. Sementes ou estacas (pedaço, galho, da planta) para plantar. 

As folhas e talos podem ser consumidos após branqueamento ou cozimento, podendo ser consumida esporadicamente de forma crua também.

Conforme livro PANCS (Plantas Alimentícias Não Convencionais)  de Valdely Kinupp e Harri Lorenzi, página 684, a informação nutricional  é:

As folhas e talos contém pró-vitamina A (7.384 UI/100g) e tem ação protetora do figado, rica em betalaína e antioxidante.