Colaborative map. Click and add a Tiriricao location
Cyperus esculentus L

Also known as: Tiriricão, chufa, tiririca-amarela.

Sim, isso mesmo, o tiriricão, aquela planta odiada, pois sempre deixa uma "batatinha" lá no fundo, onde ninguém tira, mas que sempre rebrota e gera mais batatinhas. 
Pois então, esse perfeito mecanismo de abundância, e inteligencia é comestível! 
O tiriricão vive por muitos anos, pode vir a ter entre 20 a 90 cm de altura, sem pelo, sem ramificações, sem nós e com folhas que se assemelham a linhas, sendo a cor da parte superior da folha mais forte que a inferior, tem de 12 a 22 cm de comprimento.  
As flores são amareladas ou douradas, ficam na ponta da planta, parecem várias linhas reunidas, após elas vem as sementes de coloração marrom.

Propagação

O método mais comum é pelas "batatinhas", mas pode ser por sementes, colete uma das opções e plante no seu quintal, mas atenção, plante numa caixa, com alguma barreira, pois a facilidade que ela tem para se alastrar pode te surpreender, se uma batata fica esquecida no canteiro, vai vir outras plantas, se o vento vem e balança as sementes, pode vir outras plantas, o que é muito lindo, bom e gostoso, mas para quem tem pouco espaço, indico plantar numa caixa, e deixar onde pega mais sol.
Seus rizomas podem ser consumidos crus ou processados, mesmo após murcharem. A base das plantas (palmito) também pode ser consumida. 
Conforme o livro PANC  (Plantas Alimentícias Não Convencionais) de Valdely Kinnup e Harri Lorenzi, na página 368, as "batatinhas" tem a cada 100g (em base seca) :
- 30,2 gr de lipídeos- especialmente oleico-linoleico 
- 35gr amido , 
 - 12gr proteínas, 
- 1,2 g cinzas 
- 9,8 g fibra dietética 
- 11,8 gr sucrose 
 Também possuem altos teores de K, Fe e Na, e os tubérculos de plantas silvestres têm alto potencial antioxidante devido a existência de flavanoides.