Colaborative map. Click and add a Taboa location
Typha domingensis

Also known as: Taboa, paina-de-flexa, espadana.

Planta aquática, com rizomas, vive muitos anos, lindamente alta, indo de 2 a 3 metros de altura, sem pelo. 
As folhas são no formato de linhas e com a ponta semelhante a uma lança.
Na ponta da planta tem  espigas densas, cilíndricas de cor marrom /dourado, com uns 25 a 50 cm de comprimento, nessa espiga encontram-se as flores, sendo a parte feminina  na base e a masculina (pólen amarelo nu e seco) no ápice.


Propagação:

Cresce de forma espontânea em lagos, lagoas, açudes, terrenos com abundância de água.  A propagação se dá pelos rizomas ou pelas sementes.





Os rizomas, o broto e o pólen são comestíveis!
 A parte aérea da planta pode ser queimada para sal, o broto para palmito cru ou cozido, os rizomas podem ser  assados, transformados em farinhas. E com o pólen pode se fazer pães, biscoitos, arroz,o que quiser. É importante que o local onde a planta se encontra não tenha contato com metais tóxicos, ou poluentes tóxicos, pois esses traços podem ficar presente na planta. 
Uma planta usada em sistemas vivos de tratamentos de água, como as wetlands. 
Conforme o livro PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais) de Valdely Kinnup e Harri Lorenzi, na página 694, a planta tem as seguintes informações nutricionais: 
" O pólen é um pó fino e amarelo (flavonoides), com funções antioxidantes, alto teor de vitmina C (176 mg/100 g) alto teor de -K (2.100 mg/100g).
Em base úmida (g/100 g)
-14,19 de proteínas
-3,20 de lipídios
-60,81 de carboidratos
-3,28 de cinzas
-287,71 Kcal 
Alto teor de pró-vitamina A. "